Se você tem buscado alternativas para implementar a virtualização de Desktops na sua empresa, provavelmente já ouviu falar de um termo chamado Terminal Burro. Nesse artigo vamos contar um pouco da sua história e porque ele é um elemento a ser considerado na hora de criar a sua infraestrutura de rede de sua empresa.
O que é terminal burro?
A solução ficou amplamente conhecida no início da década de 80, quando estava em alta a utilização das redes com um servidor poderoso e terminais sem tanto poder de processamento, que ligados a uma central, mostravam imagens na tela e enviavam os comandos digitados pelos usuários.
Além disso, o terminal burro surgiu como algo inovador no momento em que o conceito de PC (Personal Computer) ainda era novo e de alto custo. Sendo assim, as empresas focaram em ter mais estações de trabalhos, mas para isso eram necessários equipamentos com pouco recurso de hardware.
Atendendo a todas as necessidades e demandas da época, foi possível notar facilmente que muitas são as vantagens do terminal burro e, por isso, o mesmo fez tanto sucesso.
Com a sua implementação, uma vez que todos os programas e dados ficam centralizados em um só servidor, é possível gerenciar a rede de forma prática e assertiva, além de promover um melhor custo-benefício para a empresa.
No entanto, com o passar do tempo e com novas demandas surgindo, esse modelo foi ganhando novas atualizações e produtos semelhantes com o mesmo potencial de entrega.
Uma tecnologia que continuou a evoluir
Exemplo disso é o Thin Client, considerado a evolução do terminal burro, uma vez que o equipamento no passado foi criado especificamente para a sua finalidade e, por isso, possui recursos e componentes limitados ao seu uso.
O Thin Client tem como vantagem a economia de energia elétrica, otimização do espaço físico ocupado e com um diferencial importante: o poder de processamento maior do que o seu antecessor.
Para que você entenda melhor sobre o Thin Client, separamos outros benefícios que esse dispositivo irá agregar à sua empresa. Confira:
- Baixo investimento de hardware.
- Gerenciamento centralizado no servidor.
- Redução de custos com licenciamento de software.
- Baixo consumo de energia elétrica,
- Ocupa pouco espaço.
- Maior tempo de durabilidade, dispensando a troca frequente de máquinas.
Sendo assim, podemos afirmar que o Thin Client, que também é como um terminal burro, possui vantagens únicas e exclusivas para aqueles que buscam diminuir problemas e ter um maior custo-benefício com infraestrutura.
Se você ainda tem dúvidas se ambos os produtos possuem diferenças, pense que, assim como tudo passa por processos de transformação, o mesmo aconteceu com o terminal burro, que recebeu uma versão aperfeiçoada com o Thin Client.
Por isso, é muito comum encontrar os dois termos sendo associados frequentemente, ou até mesmo com a mesma definição, pois se trata de soluções que possuem o mesmo objetivo.
Então, se você buscava especificamente o terminal burro, agora já sabe que o Thin Client é melhor opção para o seu negócio.
Para saber mais sobre o produto acesse: O que é Thin Client?